Planejamento Estratégico - Carga horária 594 horas

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Modalidade: 100% Online com certificado digital

Carga Horária: 594 horas sendo 324 horas Módulo I / 270 horas Módulo II

Período: 200 dias / 110 dias Módulo I / 90 dias Módulo II

Biblioteca virtual disponível para pesquisas com mais de 2.000 títulos em diversas áreas.

**Conteúdo disponível na plataforma de ensino por 12 meses

Composição da Grade Módulo I:

  1. Expectativa dos Stakeholders em sustentabilidade
  2. Análise SWOT
  3. Análise do ambiente interno
  4. Análise do ambiente externo: macroambiente e indústria
  5. Planejamentos estratégico, tático e operacional
  6. Referenciais estratégicos
  7. Cliente e valor
  8. Implementação e controle da estratégia
  9. Objetivos estratégicos: implementação e desdobramento
  10. Gestão estratégica
  11. Etapas do planejamento estratégico
  12. Objetivos estratégicos: definição e classificação
  13. Formulação da estratégia competitiva
  14. Escolas do pensamento estratégico
  15. Posicionamento estratégico
  16. Evolução do pensamento estratégico
  17. Estratégia
  18. 5 forças de Porter

Objetivos de aprendizagem: Módulo I

Identificar quem são os stakeholders que orbitam uma empresa;

Descrever a matriz SWOT e a sua importância para o planejamento estratégico;;

Explicar no que consiste a análise do ambiente interno, incluindo recursos, capacidades e competências essenciais;

Identificar as variáveis do macroambiente de negócios e como estas podem influenciar as organizações;

Diferenciar planejamento estratégico dos planejamentos tático e operacional;

Definir os referenciais estratégicos de uma organização;

Definir como criar valor para os clientes por meio do planejamento estratégico;

Explicar o que é plano de ação e a ferramenta 5W2H;

Entender são implementados os objetivos estratégicos de forma bem-sucedida;

Definir gestão estratégica;

Analisar as principais etapas do planejamento estratégico e possíveis variações;

Entender por que os objetivos estratégicos são importantes para o planejamento estratégico;

Identificar as estratégias da matriz Ansoff;

Identificar as escolas do pensamento estratégico;

Explicar grupos estratégicos e mapas estratégicos;

Definir estratégia e entender como esse conceito foi modificado ao longo do tempo;

Distinguir as características de uma decisão estratégica e a diferença entre a gestão estratégica e operacional;

Compreender o modelo das cinco forças de Porter e todas suas variáveis.

Composição da Grade Módulo II:

  1. Macroambiente
  2. Competidores e Mercados
  3. Oportunidades e Ameaças
  4. Capacidade Estratégica
  5. Vantagem Competitiva
  6. Mapeamento no Planejamento Estratégico
  7. Expectativa dos Stakeholders
  8. Valores, Missão, Visão e Objetivos
  9. A Importância da Cultura
  10. Estratégia em Nível de Negócios
  11. Direções Estratégicas e Estratégia Corporativa
  12. Estratégia Internacional
  13. Métodos e Avaliação da Estratégia
  14. Estruturas e Processos
  15. Gerenciando a Mudança Estratégica

Objetivos de aprendizagem: Módulo II

Reconhecer um macroambiente e a sua relevância para as empresas;

Identificar as melhores oportunidades para investimento;

Identificar, frente a uma análise bem estruturada, quais são as oportunidades que o segmento possui ou qual é o diferencial que a empresa pode desenvolver para ofertar aos clientes;

Diferenciar os elementos de capacidade estratégica nas empresas, como recursos, competências e, sobretudo, a dinâmica de evolução desses elementos perante aos cenários;

Reconhecer como as capacidades estratégicas representam reais vantagens competitivas e como estas podem ser mantidas ao longo do tempo;

Identificar os pontos estratégicos em uma análise da cadeia de valor, distinguindo as atividades primárias e as de apoio;

Identificar quem são os stakeholders que orbitam uma empresa;

Explicar os conceitos fundamentais sobre estratégia;

Identificar as organizações que passaram por algum desvio estratégico e reconhecer os sintomas desse desvio;

Explicar as bases para alcançar a vantagem competitiva em termos de rotas do relógio estratégico;

Identificar direções alternativas para a estratégia, incluindo inserção ou consolidação em mercados, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento e diversificação de mercado;

Identificar as fontes de vantagem competitiva na estratégia internacional, por meio da terceirização global e da exploração de fatores locais incorporados pelo Diamante de Porter;

Identificar os métodos pelos quais as estratégias podem ser adotadas;

Analisar os principais tipos de estruturas organizacionais e seus pontos fortes e fracos;

Analisar os diferentes estilos de gerenciamento da mudança e as alavancas para gerenciá-la.

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