Desenvolvimento para Dispositivos Móveis - Carga horária 576 horas

Código: M6KKLZEAK
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Modalidade: 100% Online com certificado digital

Carga Horária: 576 horas - 288 horas por módulo

Período: 180 dias

Biblioteca virtual disponível para pesquisas com mais de 2.000 títulos em diversas áreas.

**Conteúdo disponível na plataforma de ensino por 12 meses

 

Composição da Grade: Módulo I

  1. Tipos de layout RelativeLayout e LinearLayout
  2. Ionic
  3. Tela principal e componentes de menu
  4. Webservices RESTful
  5. Design de interação para aplicações móveis
  6. Angular e diretivas
  7. Publicando aplicações para Android e IOS
  8. Testes em aplicativos móveis
  9. Tipos de layout ConstraintLayout e TableLayout
  10. Telas de cadastro
  11. Funcionalidades nativas
  12. Projeto de aplicativo via mockups
  13. Linguagem Java: conceitos essenciais de desenvolvimento para dispositivos móveis
  14. Componente Activity
  15. Persistência de dados em dispositivos móveis
  16. Persistência com SQLite

 

Objetivos de aprendizagem: Módulo I

Diferenciar os tipos RelativeLayout e LinearLayout;

Exemplificar o uso de RelativeLayout e LinearLayout;

Aplicar os tipos RelativeLayout e LinearLayout em projetos;

Descrever o Ionic e seus componentes de trabalho;

Definir as funcionalidades do Ionic e como utilizá-las;

Praticar o uso do Ionic no desenvolvimento de um pequeno exemplo;

Descrever os componentes de menu na tela principal do aplicativo;

Exemplificar o uso dos componentes de menu;

Demonstrar a aplicação dos componentes de menu;

Analisar o uso de REST e as suas aplicações;

Identificar REST em aplicações como endpoint para aplicativos backend;

Utilizar o RESTfull em uma aplicação;

Identificar os principais guidelines de interação para desenvolvimento móvel;

Classificar guidelines de interação para Android e iOS;

Operacionalizar guidelines de interação para Android e iOS;

Descrever a utilização do Angular no desenvolvimento de aplicativos móveis;

Explicar o uso de diretivas do Angular;

Praticar o uso das diretivas do Angular no desenvolvimento de um pequeno exemplo;

Analisar as regras e as políticas de publicações de aplicativos nas lojas Google e Apple;

Identificar a forma de publicação de aplicativos nas lojas Google e Apple;

Demonstrar a publicação de aplicativos nas lojas Google e Apple;

Definir os princípios básicos de testes em aplicativos móveis;

Identificar as principais ferramentas utilizadas para o teste em aplicativos móveis;

Aplicar teste em aplicativos móveis;

Diferenciar o ConstraintLayout e o TableLayout;

Exemplificar o uso doConstraintLayout e do TableLayout;

Aplicar o ConstraintLayout e o TableLayout em projetos;

Reconhecer a criação de telas de cadastro;

Identificar os elementos principais para criação de uma tela de cadastro;

Desenvolver um projeto prevendo a aplicação dos recursos disponíveis;

Analisar as funcionalidades nativas do dispositivo móvel;

Descrever o uso das funcionalidades nativas do dispositivo móvel;

Utilizar as funcionalidades nativas do dispositivo móvel;

Definir as principais ferramentas de mockup;

Identificar as principais funcionalidades e requisitos do mockup;

Aplicar as principais funcionalidades e requisitos do mockup;

Descrever as características da linguagem Java: classes e tipos de dados;

Identificar os principais conceitos de programação orientada a objetos com Java;

Operacionalizar a utilização do Java como linguagem-base para o desenvolvimento de aplicações Android;

Definir uma Activity;

Descrever o ciclo de vida de uma Activity;

Reconhecer os principais métodos executados na sequência de uma Activity;

Explicar o que é a persistência de dados em dispositivos móveis e qual é a sua necessidade;

Identificar as técnicas e as ferramentas na persistência de dados;

Praticar os principais comandos SQL;

Conceituar persistência no âmbito do sistema Android;

Exemplificar os principais comandos de persistência;

Aplicar scripts de persistência para futuros projetos.

 

Composição da Grade: Módulo II

  1. Componentes de tela do usuário
  2. Node.js
  3. Navegação de telas
  4. Componentes dos aplicativos Android
  5. Ambientes de desenvolvimento de aplicativos móveis
  6. Dispositivos móveis
  7. Angular e serviços
  8. TypeScript
  9. Recursos e a classe R.java
  10. Alertas e a classe Toast
  11. Fornecimento de recursos
  12. Introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis I
  13. Integração com redes sociais e OAuth
  14. Consumo de serviços Web RESTful
  15. Plataformas de desenvolvimento: IDE e emulado Android
  16. Introdução ao desenvolvimento para dispositivos móveis II

 

Objetivos de aprendizagem: Módulo II

Identificar os principais componentes de tela do usuário;

Explicar o uso dos principais componentes de tela do usuário;

Demonstrar o uso dos principais componentes de tela do usuário;

Definir o Node.js e como funciona o seu ambiente;

Descrever a utilização do Node.js, npm, ionic e vscode;

Praticar o uso do Node.js no desenvolvimento de um pequeno exemplo;

Descrever a utilização de mais de uma activity;

Exemplificar o uso de navegação entre telas;

Demonstrar a navegação em mais de uma activity;

Identificar os principais componentes dos aplicativos Android;

Descrever os componentes activities, services, intents, content providers e broadcast receivers;

Comparar os papéis dos vários componentes de um aplicativo Android;

Definir os principais ambientes de desenvolvimento de aplicativos móveis;

Descrever as principais linguagens de programação utilizadas no desenvolvimento de aplicativos móveis;

Comparar os tipos de linguagens e os ambientes de desenvolvimento;

Identificar os diferentes tipos de dispositivos móveis e os sistemas operacionais;

Caracterizar os dispositivos móveis, seus sistemas operacionais e sua posição no mercado;

Aplicar o conhecimento sobre os vários tipos de dispositivos móveis e seus sistemas operacionais;

Descrever os serviços do Angular;

Explicar o uso dos serviços do Angular;

Praticar o uso de serviços do Angular no desenvolvimento de um pequeno exemplo;

Descrever as características do TypeScript, suas classes e seus tipos;

Explicar como utilizar o TypeScript;

Operacionalizar o TypeScript;

Reconhecer a classe R.java em projetos Android;

Explicar o uso da classe R.java e a sua relação com o acesso a recursos;

Descrever as etapas para o uso da classe R.java;

Explicar o que são os alertas da classe Toast;

Exemplificar o uso de alertas por meio da classe Toast;

Aplicar os alertas em projetos por meio dessa classe;

Identificar os principais recursos consumidos por um aplicativo Android;

Explicar o funcionamento da pasta res e a sua relação com recursos;

Demonstrar o uso da pasta res;

Identificar os fundamentos do desenvolvimento para dispositivos móveis;

Descrever os diversos recursos para desenvolvimento de dispositivos móveis;

Reconhecer os conceitos fundamentais para o desenvolvimento de dispositivos móveis;

Conceituar processos de autenticação e autorização;

Identificar o uso de OAuth e a integração com uso das redes sociais;

Avaliar o uso de OAuth nas aplicações móveis;

Analisar o uso de REST e as suas aplicações;

Identificar REST em aplicações móveis como endpoints de aplicativos backend;

Exemplificar o consumo de serviço Web RESTfull em uma aplicação;

Identificar as plataformas de desenvolvimento e emuladores do Android;

Descrever as principais características das IDEs atuais e emuladores;

Relacionar as principais características entre as plataformas de desenvolvimento e os seus emuladores;

Identificar os diferentes tipos de dispositivos móveis e sistemas operacionais;

Descrever as principais características de dispositivos móveis e seus sistemas operacionais;

Relacionar os tipos de dispositivos móveis e seus sistemas operacionais com a sua posição no mercado.

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